O Laboratório de Biologia Molecular do Núcleo de Biotecnologia – NUBIOTEC é um espaço multiusuário, que tem por finalidade possibilitar e agilizar o desenvolvimento de procedimentos/protocolos para auxiliar em pesquisas em biologia molecular.
Toda a comunidade universitária poderá ter acesso ao uso dos equipamentos dispostos no Laboratório Multiusuário de Biologia Molecular do NUBIOTEC. Os equipamentos alocados nesse laboratório podem ser utilizados exclusivamente para o desenvolvimento de atividades de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A utilização se dará mediante agendamento e seguindo os procedimentos dispostos no regulamento do laboratório.
A equipe do Laboratório Multiusuário de Biologia Molecular do NUBIOTEC é composta por profissionais capacitados para atuar nas diversas linhas de pesquisa desenvolvidas no laboratório. Todos os técnicos são mestres e doutores com ampla experiência em análises moleculares.
Para biologia molecular estão disponíveis:
- Centrifugas e banhos secos para purificação de ácidos nucleicos (extração de DNA/RNA);
• Sistema de extração automática de ácidos nucleicos e proteínas;
• Sistema completo para PCR digital;
• PCR em tempo Real;
• Termocicladores com até três gradientes;
• Espectrofotômetro Nanodrop;
• Sistema de eletroforese de ácidos nucleicos e proteínas com fotodocumentação;
• Freezer -80°C;
• Sistema de liofilização.
O Laboratório está situado no NUBIOTEC, sendo dirigido pelo pesquisador Rinaldo Aparecido Mota, bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq) nível 1A. Membro titular do Comitê de Assessoramento na área de Medicina Veterinária do CNPq com experiência na gestão de Programa de Pós-graduação na Universidade e na CAPES como Coordenador da Área de Medicina Veterinária. Representa o Brasil na rede de pesquisa Iberoamericana para o desenvolvimento dos países da América Latina com objetivo de padronizar técnicas moleculares e sorológicas de diagnóstico de doenças infecciosas e parasitárias da reprodução de ruminantes. Tem experiência na área de Sanidade Animal com ênfase em epidemiologia e diagnóstico de doenças infecciosas e parasitárias, atuando principalmente nos temas: mormo, resistência bacteriana no ambiente agropecuário e enfermidades reprodutivas de ruminantes com destaque para toxoplasmose e neosporose em ruminantes.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/8378380401850485
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2844-5509
Linhas de pesquisa:
Caracterização molecular de patógenos de importância para animais de produção, companhia, silvestres e humanos:
Neospora caninum
Toxoplasma gondii
Burkholderia mallei
Leptospira spp.
Staphylococcus spp.
Enterobacterias
Brucella spp.
Mycoplasma spp.
Mycobacterium avium subspecies paratuberculosis
Sporothrix spp.